Mudas nativas

Mudas de Pequi

Pequi (Pyqui em Tupi-Guarani, py: pele, qui: espinhos, ou seja, pele com espinhos1 ; também chamado de Piqui, Piquiá ou PequiáCaryocar brasiliense; Caryocaraceae) é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto é muito utilizado na culinária sertaneja.

Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas e no palato. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva.

Símbolo da cultura e da culinária dos estados brasileiros de Goiás e Minas Gerais é muito utilizado no estado de Mato Grosso do Sul, o pequi é encontrado em toda a região Centro-Oeste e nos estados de Rondônia (ao leste), Minas Gerais (norte e oeste), Pará (sudoeste), Tocantins, Maranhão (extremo sul), Piauí (extremo sul), Bahia (oeste), Ceará (sul), e nos cerrados de São Paulo e Paraná. Em Goiás podem ser encontradas todas as variedades, cuja frutificação ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. Está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo.2

É encontrado também na Bolívia.3

No estado do Tocantins há uma cidade com o nome de Pequizeiro em homenagem à árvore, onde se celebra a festa do pequi todos os anos.

Produzimos  muitas espécies de nativas, caso queria alguma em especial e não à encontre em nossa pagina, podemos fazé-la . Caso isso aconteça entre em contato temos o maior prazer  em servi-lo .

Para melhor atende-lo temos podemos fazer o projeto de recuperação da área entre outros serviços acesse nossa pagina de serviços e fique por dentro .

O Portal das mudas se reserva no direito de corrigir erros de digitação entre outros